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29.3.22
OFICINA DE ARTES VISUAIS – “ASSEMBLAGE - ABORDAGENS POÉTICAS VISUAIS”. Com recorte para abordagens e discussões sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
ASSEMBLAGE, com origens no modernismo, o termo assemblage é incorporado às artes em 1953, pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901-1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens". Esse tipo de obra de arte já vinha sendo produzida desde o começo do século 20, como nas colagens cubistas feitas por artistas vanguardistas como Pablo Picasso e Georges Braque, nas esculturas dos futuristas e no dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp. Conceito este, que visa romper definitivamente as fronteiras da arte convencional; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, com as obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887-1948).
O trabalho artístico no conceito assemblage, possibilita ao artista infinitas possibilidades e experimentações com diversos materiais do cotidiano, incorporando nesta criação diversas técnicas e linguagens.
O termo “assemblage” nasceu antes da Semana de Arte Moderna de 1922 e origina-se do francês e significa “montagem”. Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, linhas, fotos, sucatas e madeiras “coladas” a uma tela/suporte, o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura convencional, criando uma junção do desenho, da pintura com a escultura.