6.3.20

OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA: CRIAÇÃO DE BOLSAS E SACOLAS.

OFICINA NO FORMATO ONLINE OU PRESENCIAL (PROCESSUAL). CONCEITOS: Economia Criativa e Upcycling. A economia criativa surge em um momento de valorização e exploração do potencial criativo e financeiro dos setores da arte e cultura e da imaginação. Porém, a primeira menção sobre o termo foi feita em 1994 pelo ministro australiano Paul Keating, que lançou um conjunto de políticas públicas com foco em cultura e arte. No documento que se chamava Creative Nation continha o termo economia criativa. Para esta oficina foi adotado os conceitos UPCYCLING e ECONOMIA CRIATIVA como ponto de partida. O UPCYCLING (a arte da reutilização) é o conceito de ressignificar, transformar coisas; roupas, objetos entre outros. Na verdade o UPCYCLING é apenas um novo termo, mas não um novo fenômeno. Desde a pré-história, uma pedra, ressignificada, poderia se tornar uma ferramenta de corte. É urgente refletirmos sobre consumo consciente, sustentabilidade e nos perguntarmos o tempo todo: preciso mesmo comprar isso agora? E refletir sobre o re-uso dos bens materiais. A ECONOMIA CRIATIVA Simplificando um pouco, é formada por um conjunto de atividades econômicas que tem como matéria prima a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos que oferecem esses produtos ou serviços.



A ARTE DO FAZER
O fazer nos coloca no mundo, em um tempo diferente. O fluxo que nos leva para novos lugares e a materialização de algo é consequência do diálogo entre o observar, o fazer e a sua entrega. O feito a mão como caminho do desenvolvimento e “ser humano”. Um momento de experimentar e se descobrir em novas habilidades e o processo de criar e fazer com as mãos.